Um guia rápido: Como reduzir o CAC na Gestão de Tráfego

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Custo de Aquisição de Cliente

Verba disponível na plataforma, criativo pronto. Agora, é só clicar no botão impulsionar e aguardar o leads? Não, definitivamente, não!

Inicialmente, vamos entender o que é o CAC. Afinal, ele é uma das métricas mais importantes na Gestão de Tráfego. CAC é o Custo de Aquisição de Clientes. Ou seja, ele indica quanto custa cada venda para a empresa. Vale destacar que o índice só pode ser aplicado para novos clientes, impactados por anúncios pagos.

CAC = (Total de investimento em Marketing / número de novos clientes)

Na prática:

Vamos imaginar que você trabalha na área da Educação. Assim, você precisa lançar um novo curso, no valor de R$ 50 mil. Considerando a meta de 12 alunos matriculados, seu faturamento bruto será de R$ 603 mil, sendo:

Taxa de matrícula = R$ 250,00
R$ 250,00 x 12 alunos = R$ 3.000,00

Valor do curso = R$ 50 mil
R$ 50 mil x 12 alunos = R$ 600 mil

R$ 603 mil = faturamento total.

Por ser um curso com ticket alto, o investimento em Marketing também será maior. Seguindo neste exemplo, considere que os custos com publicidade sejam:

Agência de Marketing + Plataformas de Anúncios Pagos (Facebook e Google), Equipe Comercial e Custos Operacionais. Total = R$ 12 mil. Com os valores em mãos, o cálculo é simples. Seu CAC será o valor investido dividido pela quantidade de novos alunos matriculados. Ou seja:

CAC = R$ 12 mil / 12 alunos = R$ 1 mil

Agora você já entendeu como chegar ao CAC. Então, vamos às dicas para obter o menor índice possível.

7 dicas valiosas para reduzir seu Custo de Aquisição de Clientes

Como toda ação de Marketing eficiente, é preciso integrar profissionais, ferramentas e plataformas à estratégia. Nesta etapa, um meio de comunicação dará sustentação ao outro.

O conteúdo orgânico nas redes sociais, o e-mail marketing, os anúncios pagos e assim por diante. Habitualmente, as pessoas pesquisam muito antes de fechar a compra, especialmente por se tratar de um produto de ticket alto. 

O comportamento do consumidor não costuma ser linear. Ele geralmente transita em várias plataformas até obter as informações que julgar necessárias. Um bom exemplo é a visualização do anúncio em uma rede social, que leva o usuário ao site do produto ou serviço.

Do site, ele pode visitar o canal da empresa no YouTub. De lá, ir para um Reels no Instagram. O caminho de pesquisa não segue uma lógica. O consumidor poderá navegar por todas as mídias até definir sua decisão de compra.

Pensando nisso, seguem 7 dicas importantes para te ajudar a atrair novos consumidores e reduzir o valor do CAC:

  • Seja Multicanal: esteja presente nas principais as plataformas (Instagram, Facebook, YouTube, Twitter LinkedIn etc). DICA: Caso seu produto/serviço não seja compatível em algum formato de mídia, é melhor não utilizá-lo. Deixar de utilizar uma rede social é melhor do que ativar um perfil sem qualidade ou relevância.
  • Acompanhe diariamente as métricas: Faça uma análise diária das campanhas pagas. Repita testes de público, criativos (artes) e otimização, até encontrar quais mais agradam os algoritmos.
  • Proximidade entre Marketing e Comercial: a integração entre as duas equipes é essencial para que os leads sejam convertidos. É aqui que toda a estratégia se torna realidade com o time de vendas.
  • Ações integradas: Orgânico, Inbound Marketing e Gestão de Tráfego devem seguir a mesma linha de comunicação.
  • Experiência do cliente: Segundo o renomado especialista em Marketing,


    “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”.

    Philip Kotler


Pensando nisso, observe o caminho percorrido por seus futuros clientes, desde o impacto de um anúncio até o pós-vendas. O cliente satisfeito pode criar ações de indicação, tornando-se um vendedor.

  • Produza campanhas mais robustas. Ofereça lives, aulas gratuitas e e-books, por exemplo. Crie pitch de vendas, sorteios e conteúdos que entreguem conhecimento relevante ao público.
  • Prova social: Faça um levantamento de comentários positivos a respeito do seu produto ou serviço. Convide influenciadores ou pessoas influentes para conhecerem e avaliarem sua marca. Lembre-se de utilizar apenas depoimentos reais.

Juntas, estas ações ajudarão a atrair mais leads, reduzindo consequentemente o valor do Custo de Aquisição de Clientes.

Agora, você já sabe como chegar ao valor do CAC e como trabalhar para reduzir este índice. Mas, vale lembrar que a métrica é apenas um dos pontos que devem ser avaliados antes de definir a verba investida. 

Para uma análise mais avançada, o CAC deve ser aplicado ao índice LTV (life time value). Ele irá mostrar uma média das novas vendas em um período de tempo. Com o LTV, você terá mais conhecimento para aumentar o investimento no CAC. 

Vale lembrar que a qualidade destas análises depende do seu nível de entendimento estratégico. Além do conhecimento na leitura dos dados, é imprescindível conhecer a saúde financeira da empresa e ter sabedoria na tomada de decisões

Além desta primeira análise, a métrica deve ser avaliada com frequência. Isso faz-se considerando que os investimentos e quantidade de novos clientes são variáveis. A periodicidade da avaliação vai depender da estratégia da sua empresa, seu perfil de público e objetivos.

Com isso, uma boa dica é que o CAC seja analisado no mesmo período que os indicadores do Planejamento Estratégico e outras métricas, como por exemplo o ROI (Retorno sobre Investimento).

Por fim, quer saber mais sobre como melhorar suas métricas e converter mais leads? Confira mais dicas em nosso blog, acesse nossas redes sociais e fique por dentro das últimas novidades em Marketing Digital.

Lucas Camazol

Gestor de Tráfego

equipe@qing.com.br

Post tag :

CAC, Custo de Aquisição de Clientes, Gestão de Tráfego

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