Inbound Marketing: da atração ao relacionamento

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Se você procura informações na internet sobre um produto ou serviço, recebe informações sobre ele e decide pela compra, saiba que você fez parte da jornada estratégica do Inbound Marketing.

Mas o que é o Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias. Ele utiliza diversos canais digitais como site, redes sociais, google e e-mail marketing, fazendo uso do conteúdo como isca para a atração e relacionamento com o público.

Após conquistar a permissão de se comunicar com o potencial cliente de forma direta, o relacionamento se inicia. Isso é feito por meio da entrega de conteúdo, reforçando autoridade perante o público.

Atraído pela mensagem, o potencial cliente já chega no setor comercial da empresa decidido. Dessa forma, é muito mais fácil negociar e, consequentemente, gerar mais vendas.

O processo do Inbound Marketing funciona como um funil dentro da jornada de compra do cliente. São 3 etapas, desde o início da busca por informações superficiais até a decisão pela compra:

Topo  —  Aprendizado e descoberta;

Meio  —  Consideração e intenção;

Fundo  —  Avaliação e decisão. 

Levando em consideração que o topo é onde se concentra a maior parte do seu público, a estratégia do conteúdo de divulgação deverá focar nesta etapa.

Como acontece a atração?

Partindo do princípio que o seu público-alvo esteja navegando em uma rede social e se interessou por um conteúdo que você está divulgando, possivelmente ele clica no link que leva até o seu conteúdo, um post blog no seu site. Ao ler esse conteúdo ele segue explorando o site e conhecendo um pouco mais da empresa. 

O mais provável é que este visitante preencha um formulário no site, seja para receber newsletter ou  um e-book, enfim, o importante é que você vai conseguir avançar na jornada e esse visitante passará a se relacionar com a sua empresa, sendo chamado de “lead”.

Lead é o visitante que forneceu suas informações de contato, como nome e e-mail, em troca de mais informações. No exemplo acima, citei o formulário do newsletter e do e-book, mas temos inúmeras possibilidades de conversão, utilizando conteúdos de topo de funil com informações diretas e claras que interessam o público-alvo.

E o relacionamento, como acontece?

Agora que você já tem informações sobre o seu “lead”, o importante é ser assertivo. Daqui pra frente, os conteúdos enviados (meio de funil), devem fazer sentido e quanto mais informações do lead você tiver, melhor.

Por exemplo, se você gerou um lead que preencheu um formulário no seu site e que informou qual o produto ele está interessado, o e-mail marketing que você enviará deve conter informações sobre este produto específico. Conteúdos com vantagens, informações e promoções, serão a isca para o próximo passo.

As plataformas de Marketing Digital que trabalham com a gestão do relacionamento com o cliente têm fluxos automáticos para entrega desses e-mails. Elas partem da segmentação das informações que o lead preencheu no formulário. 

A Agência Qing oferece este serviço e já entregou muitas oportunidades de negócio para os clientes através do Inbound Marketing. Fale conosco e comece agora a gerar mais leads para a sua empresa!

 

 

Abraço,
Carolina Luciano
Inbound Marketing Qing Comunicação

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