Gestão com propósito: a forma de superar qualquer crise.

Blog, Gestão

[vc_row show_full_width=”1″ padding_setting=”1″ desktop_padding=”no-padding”][vc_column][vc_column_text]De forma metafórica, costumo dizer que empreender é como velejar em mar aberto, pois dependemos de inúmeros fatores para chegarmos ao destino desejado.

A analogia acontece mais ou menos assim: vento (mercado), destreza (habilidades técnicas e equilíbrio), paciência (afinal, em alguns momentos precisamos esperar e observar) e paixão (seguir o horizonte é só para sonhadores e só quem sonha tem sensibilidade para se apaixonar).

A intimidade com o mar vai nos dando habilidades para improvisar e, em 2020, tivemos que usar toda nossa experiência para nos reinventar.

Quem viveu estes últimos tempos há de concordar que não só de resiliência foi possível passar por 2020, mas também a aceitação de um ano de muitas mudanças.  No meu caso, este foi um período para aprender a delegar.
Percebi que, quando confiamos no nosso time e na essência que o mantém, é possível lançar-se sem medo, porque existe uma paz, ali dentro, que garante que alguém vai segurar do outro lado.

Fato é: crescemos porque buscamos novas possibilidades, nos reinventamos no home office, estudamos, melhoramos cada processo, nos desafiamos para criar e entregar mais e melhor, movendo vínculos únicos e fazendo aquilo em que somos melhores; sermos Qing!

Além disso, salvo todas as exceções de aprendermos a ser mais humanos, também foi um ano inspirador, porque buscamos nos tornar pessoas melhores, já que crescer não é só ganhar mais, mas sim, viver melhor.
É ter abundância daquilo que nos faz bem. É ter saúde. É ter tempo para as nossas famílias e saber que além de colegas de trabalho, temos amigos que podemos contar. É poder falhar sem sentir culpa e, se falhamos, é porque algo estamos fazendo.

Com tudo isso, já em meio à página e não menos importante do que todo este relato, deixo aqui algumas das considerações para levar na memória e na alma.
Além do filtro solar, quando a coisa esquentar, você pode:

1- Perceber no formato de trabalho híbrido um oportunidade

Março de 2020 foi aquele mês “salve-se quem puder”. Particularmente, sempre tive uma aversão ao home office, simplesmente porque eu achava que não conseguia produzir tanto quanto na agência.

Na prática, foi perceptível que o time passou a produzir mais e aos poucos fomos melhorando o processo de trabalho. Hoje, vejo como uma grande oportunidade de expansão.

2 – Comunique internamente o seu propósito e valorize o seu time

Tenha propósito, metas e compartilhe-os com sua equipe. Eles precisam confiar na liderança e se sentirem pertencentes.
Lembre-se: apoiar os sonhos e as escolhas do seu time é sonhar junto.

3 –  Tenha processos e procure melhorar constantemente

Delegar é preciso: tenha um bom gestor de pauta para conectar a equipe com processos claros. Tenha um bom gestor de atendimento e, sempre que possível, valide o processo constantemente com o seu time para buscar possíveis melhorias.

4-  Saiba ouvir e decida melhor

Perceba os “alertas” e converse com a sua equipe individualmente. Em uma reunião coletiva nem todas as pessoas têm o perfil de expor as suas ideias ou críticas. Além disso, é preciso perguntar como a pessoa se sente com os projetos e clientes que atende e quais são as suas dificuldades, isso dará mais confiança e conforto emocional.

Não é o que você diz que motiva a sua equipe, mas o que você faz. É preciso entender que para saber o limite é preciso dar liberdade.

O nosso blog está de volta e nele vocês terão a oportunidade de aprender, se inspirar e conhecer melhor a Equipe Qing.

Logo estarei de volta falando sobre a importância do planejamento estratégico na implementação dos clientes no Marketing Digital.[/vc_column_text][vc_column_text]

 

Abraço,
Rubiani Viera
CEO Qing Comunicação / Idealizadora do Curso Descomplicando o Marketing Digital.
rubiani@qing.com.br

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Post tag :

plugins premium WordPress