[vc_row show_full_width=”1″ padding_setting=”1″ desktop_padding=”no-padding”][vc_column][vc_column_text]Eis que chegou o Halloween e o clima é de histórias assustadoras e maratonas de filmes de terror. O medo, um dos instintos mais primitivos do ser humano, é o estado emocional provocado pela consciência de que algo com o que estamos lidando apresenta perigo. Ele pode aparecer em diversos contextos. Inclusive na internet.
E quando se trata da marca da sua empresa esse medo fica ainda mais intenso, não? Quem nunca deitou a cabeça no travesseiro se questionando se publicou corretamente o post do blog da empresa? Ou se respondeu aquele pedido de orçamento importantíssimo?
Separamos 4 medos bastante comuns para quem aplica as ferramentas do marketing digital no seu negócio e algumas dicas para superá-lo.
O MASSACRE DO ALCANCE ORGÂNICO ?
Sabe aquele post lindão que você passou a tarde bolando para tentar engajar organicamente? Aquela foto toda produzida do produto que vai para o Instagram e que só ganha cinco likes? É o maldito algoritmo passando o facão no alcance dos seus posts.
Tem horas que o alcance orgânico parece cada vez mais distante e não há curtidas na página que garanta envolvimento nas publicações. Isso acontece porque os algoritmos usados pelo Facebook e Instagram, por exemplo, têm suas próprias regras para distribuir conteúdo na timeline. Duas das dicas mais importantes para melhorar esse engajamento é a escolha do horário de publicação e o entendimento sobre o que o seu público quer ver. Estude bem sua persona, aprenda seus horários, publique conteúdo interessante para esse público ideal e faça testes com diferentes conteúdos e você descobrirá que é possível sim alcançar muita gente de forma orgânica e espontânea.
O ABOMINÁVEL FEEDBACK NEGATIVO ?
Nada mais apavorante que receber uma notificação na página do Facebook da sua empresa e se deparar com uma estrelinha mixuruca como nota baixa na avaliação. Ou, pior. Um comentário indignado de um cliente insatisfeito. Nessas horas o segredo é respirar fundo e se colocar no lugar do consumidor. Aja com rapidez e ética, jamais deixe de responder às críticas, e sempre que puder leve-as para o privado.
O LEAD SEM RETORNO ?
Você relaxou e ficou uma semana sem conferir as redes sociais da sua empresa. “Nunca recebo mensagens, não vai ser em alguns dias que vão entrar em contato”, você pensa. Então, um mês depois você descobre uma mensagem perdida nas solicitações.
A pior forma de perder um lead é por negligência. Perder um lead pode ser quase tão pior quanto perder um cliente. Dedique-se às contas de sua empresa nas redes sociais. Elas são, na maioria das vezes, seu contato direto com o futuro cliente.
Nunca deixe de checar o inbox de suas redes sociais. Verifique as solicitações de mensagens e mantenha uma rotina para conferir os comentários e interações feitas nas publicações de sua empresa. Valorize cada comentário e sempre que houver necessidade, responda-os.
ANÚNCIOS NO FACEBOOKADS E O PRAZO INFINITO ?
Aí a decisão de investir em publicações patrocinadas foi tomada. Você cadastrou o cartão de crédito, criou sua campanha, definiu seu público, confirmou o pagamento. Mas esqueceu de definir o prazo final do anúncio. E o resultado disso vem na conta do cartão. Verdadeiro pesadelo.
Algumas dicas práticas para nunca passar por isso são bem simples. Tome atenção redobrada na hora de configurar seu conjunto de anúncios, da criação do público às configurações gerais. Às vezes escolher boleto como forma de pagamento pode ser mais garantido, além de você ter um controle mais seguro sobre seus gastos.
Não há descuido tão terrível, apavorante e desesperador que não se possa resolver e, mais importante, precaver.[/vc_column_text][vc_column_text]
Um grande abraço,
Natalia Steinbach[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]